domingo, 5 de outubro de 2014

Ateus X Religiosos - Uma disputa de ignorâncias?

Olá, amigos!

Estive conversando com um amigo hoje e fiquei pensando sobre essa briga entre ateus e religiosos, cheia de raiva e contradições, na internet.

De um lado, temos os religiosos, muitas vezes fanáticos. Suas crenças são intocáveis e inquestionáveis (brigam até entre si). Fazem pouco caso da ciência e ignoram totalmente as descobertas. Quando ficam diante de perguntas que não conseguem responder, ficam malucos e partem para ofensas, te associam com o capeta ou inventam algo totalmente sem sentido porque, para eles, qualquer coisa sem sentido explica suas crenças e você é quase obrigado a aceitar todas as respostas, sem nenhum direito à questionar.

Do outro lado, temos os ateus fervorosos. Batem o pé, fazem pouco caso das crenças religiosas, são especialistas em perguntas sem nexo e píadinhas ofensivas sem graça nenhuma, exigem provas da existência de Deus e julgam que seu conhecimento científico é inexpugnável e totalmente correto. Citam a ciência para tudo e afirmam que, se não se pode provar que Deus não existe, é porque ele não existe e você é um ignorante de acreditar nele. Mas esquecem-se que se contradizem, pois a própria ciência nos ensina que não existe verdade absoluta e o conhecimento é mutável (esquecem que até pouco tempo, os buracos negros eram ficção científica, mas hoje são verdades). Aceitam teorias sobre "buracos de minhoca" no espaço, sem prova alguma, mas te chamam de ignorante se você acredita em deus, também sem provas.

No fim das contas, pensei o seguinte: Por que o ser humano é tão ignorante, que vê falhas em tudo, erros em tudo, mas não consegue enxergar a quantidade enorme de falhas em si próprio (e suas convicções)? Porque essas pessoas se preocupam mais em atacar as convicções do outro, ao invés de procurar crescer e se tornar melhor como pessoa? Seria isso uma necessidade humana?

Bom, eu sou agnóstico. Não afirmo que Deus existe, nem afirmo que não existe. Eu questiono tudo e, quando paro pra pensar, acho que estou no lugar certo, visto que os dois lados que afirmam alguma coisa estão cheios de contradições, erros e julgamentos mais preocupados em atingir o outro, do que firmar a si.

E vocês, amigos? O que pensam sobre isso? Sobre essa intolerância toda e falta de respeito com o próximo, de ambos os lados?



     mundo fotografico forum

Nenhum comentário:

Postar um comentário