quinta-feira, 2 de outubro de 2014

PORQUE DEUS CRIOU JEOVÁ?


Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem: Se Deus é onisciente, onipotente, onipresente, porque criaria um anjo que no futuro iria se tornar seu maior inimigo? Esta é uma boa pergunta não? E tem resposta dentro do evangelho.

Onipresença = Poder para estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Onisciência = Saber absoluto; conhecimento de tudo. Onipotência = Poder supremo ou absoluto; o poder de fazer tudo. O Pai tem todos esses atributos porque é Deus, mas afinal porque Deus criou Jeová sabendo que um dia o mau seria criado por ele? O Pai não sabia mesmo sendo onisciente. Vamos entender por que.

Em Ezequiel 28 a carta foi direcionada ao rei de Tiro, mas tem um por detrás de Tiro, o texto diz: Porquanto o teu coração se elevou e disseste: Eu sou Deus,sobre a cadeira de Deus me assento no meio dos mares (povos); portanto, assim diz o Senhor Deus: Porquanto estimas o teu coração, como se fora o coração de Deus, por isso eis que eu trarei sobre ti estrangeiros, os mais terríveis dentre as nações, os quais desembainharão as suas espadas contra a formosura da tua sabedoria, e mancharão o teu resplendor. Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: Sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.

Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte Santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.

Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais serás eterno. A teologia declara que Jeová pecou foi expulso do céu e virou o Diabo, mas isso não é verdade. O texto é claro, o Pai o criou perfeito e na multiplicação do seu comercio pecaste, ou seja, não foi da noite pro dia. Jesus disse que Satanás nunca foi perfeito, foi criado ruim; Jo 8:44. Esse anjo de Ezequiel 28 era, foi perfeito e caiu depois. Quem criou o Diabo imperfeito foi Jeová; Is 54:16 / Gn 3:1.

Jeová e o Diabo não são a mesma pessoa, mas as obras de ambos são as mesmas. O Pai na sua onipotência trouxe a existência o universo espiritual, e criou o deus Jeová, um anjo perfeito e poderoso. Jeová só perdia em poder e formosura para Jesus Cristo, pois ele era quase igual a Cristo. Jeová foi o primeiro de uma linhagem angélica. O Pai e o Cristo sempre existiram e o primeiro anjo criado foi YHWH.

Em I Tm 6:16 lemos o seguinte: Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver. Os anjos não sabiam desse lugar, só YHWH sabia. Em Jó 38 Jeová declara que só ele sabia o caminho da luz, que é a luz de I Tm 6:16. Em I Jo 1:5 diz que Deus é luz e não há nele trevas nenhuma. Se Deus é luz, os olhos de Deus não poderiam enxergar as trevas, pois o mau não existia. Se a interpretação dos teólogos estiver correta, então Deus criou o mau. A interpretação da teologia é um monte de esterco. Mesmo Deus sendo onisciente onipotente e onipresente Deus não poderia enxergar o mau, se o olho de Deus enxergasse o mau que Jeová iria criar no futuro, o Pai então seria o criador do mau, pois sabendo todas as coisas, mesmo assim trouxe a existência um anjo criador das trevas.

É muito simples, o Pai é luz e os olhos de Deus são bons, se o mau não existia, Deus não poderia prever nada do que Jeová iria fazer no futuro. Quando Jeová criou o mau no seu coração, ele ainda tinha na sua essência a perfeição e poderia se arrepender. Em Tiago 1:15 diz que o pecado consumado gera a morte. Deus não poderia expulsar YHWH dos céus, amarrá-lo ou impedi-lo somente por um sentimento, já era sim um pecado, mas era apenas um pensamento. 

Exemplo: O namorado traído diz: Vou matar minha namorada. Ele pode ser preso somente porque ameaçou? Claro que não, então o pecado só gera morte se consumado. A queda de YHWH e dos Elohins se deu em todo velho testamento. O texto diz: Na multiplicação do seu comercio, encheu o seu interior de violência e pecaste, não foi da noite pro dia. O Pai então viu de longe o sentimento no coração de Jeová que criara o mau primeiro no seu coração, aí sim Deus viu tudo o que ia acontecer na sua onisciência.

Resumo
O Pai lá na gloria antes do mau ser criado por YHWH, não sabia que o mau um dia poderia existir, pois o mau simplesmente não existia. Não havia possibilidade do Pai enxergar as trevas, pois só havia luz, e os olhos de Deus são luz. Só depois que o mal foi criado, Deus na sua onisciência enxergou tudo o que ia acontecer e imediatamente providenciou a salvação dos homens. O Pai não poderia julgá-lo sem que antes suas obras fossem consumadas, senão Deus seria injusto. A queda desse anjo poderoso não se deu na noite para o dia. Jesus deu autoridade aos homens sobre os deuses e Jesus tirou a vida eterna que eles tinham e deu aos homens.


fonte :jeova não  é o pai

Nenhum comentário:

Postar um comentário